O REINO DA DESIGUALDADE, de Nelson Nhanga
(Vozes de África / Angola)O espectáculo retrata a vida de Yaminita I, um líder que merecia a confiança do seu povo, que garantia a paz, a liberdade e igualdade de direitos. Após a sua morte, o seu filho, Yaminita II, assume o poder e transforma o reino num inferno, chegando ao ponto de destruir noivados e casamentos. Mbacassi, filho de Yaminita I com uma empregada, o escolhido pelos conselheiros para dirigir o reino, luta para resgatar a sua noiva Nguevita, a futura esposa do novo Rei.
A peça procura chamar atenção para questões em torno da tomada do poder pela força .
FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA
Autoria e encenação: Nelson Pedro NhangaElenco: Pascoal Nhanga, Nelson Nhanga, Teresa Chinavi, Rita deFátima, Filipe Nhanga, Almerindo Bastos, Telmo António e Sereno Samuel
Cenografia. Filipe Nhanga
A COMPANHIA
Fundada em Março 1998, na Província do Huambo. É integrada por 35 actores e, durante os seus 14 anos de existência, já formou cerca de 30 grupos de teatro, fez renascer a actividade teatral na província do Huambo, com espectáculos dominicais e formações básicas em teatro, implementados nos 11 municípios da província. Em 2000 ganhou o prémio de música denominado FESRÁDIO, organizado pela Emissora Provincial do Huambo, com a canção Wali Yapinhala. Em 2001 foi, com a peça “Makas são Makas”, o segundo classificado da terceira edição do Festival Nacional de Teatro realizado em Cabinda.
No ano de 2005, com o apoio do governo local, implementou um projecto de intercâmbio com grupos e actores de teatro de S. Paulo, Brasil.
Em 2011 foi galardoada com o Prémio Nacional de Cultura e Artes, na categoria de teatro.

Sem comentários:
Enviar um comentário