Domingo | 20 de Maio

DOMINGO, 20 DE MAIO
20H30
Representação de
“O Método de Groholm”
de Jordi Galcerán
(Projecto Perpetuar / Luanda)


A peça aborda com humor, sarcasmo e ironia a relação de quatro pessoas que disputam uma vaga de emprego para um alto cargo executivo. Os candidatos ao cargo vão utilizar o método Grönholm para disputar essa vaga. 
Fechados numa sala,  têm de descobrir quem é o agente da empresa infiltrado entre eles.
A ideia  desta peça partiu de um episódio real. Num cesto de lixo, em Barcelona, foram encontrados documentos onde um funcionário do departamento pessoal de uma grande empresa tinha anotado as  suas opiniões sobre os possíveis candidatos a um cargo de caixa.
Os comentários estavam impregnados de frases machistas, xenófobas e cruéis. Imagine os candidatos tentando dar uma boa impressão de si mesmos, uma imagem empresarialmente correcta, dispostos a suportar essas pequenas humilhações para conseguir o emprego que precisavam.
O Método de  Grönholm conduz-nos a uma reflexão sobre o  poder  e os seus delitos e injustiças.  Sobre o  homem contemporâneo frente ao poder e a sua  humilhante  maquinaria…

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA
Encenador: Fernando Echavarria
Elenco: Afonso Fernandes, José Teixeira, Marcelina Ribeiro e Rui Cláudio
Cenografia: Luís Carlos
Música: Emanuel Mendes

O AUTOR
JORDI GALCERAN FERRER nasceu em Barcelona, a 5 de Março de 1964. Dramaturgo e roteirista é internacionalmente conhecido pela sua peça “O Método Grönholm” (2003). Estudou filologia catalã na Universidade de Barcelona e começou a escrever peças de teatro em 1988.

Em 1995, com Paraules encadenades (Words in Chains), ganhou o Prémio de Teatro 20 Born, e em 1996, o Prémio da Crítica Serra d'Or para o melhor trabalho em língua catalã. A sua peça Dakota (1995) recebeu o prémio Ignasi Iglesias.

Killing Words, um filme de 2003 dirigido por Laura Maná, é baseado em Paraules Encadenadas. Frágil , dirigido por Jaime Balagueró, é também baseado num roteiro co-escrito por Galceran, enquanto o Método, dirigido por Marcelo Piñeyro, é uma adaptação cinematográfica de O Método Grönholm.
O PROJECTO
Concebido por 4 actores formados em actuação pelo Instituto Superior de Arte de Cuba (ISA), na sequência da apresentação de O Método Grönholm como espectáculo de tese de licenciatura, obrigatória para os estudantes do quinto ano do curso.
Com esta peça, dirigida pelo professor de teatro Fernando Echavarria, os então estudantes receberam nota máxima, além de elevadas considerações da crítica cubana e da grande receptividade do público pela qualidade técnica e artística do espectáculo.
O passo seguinte foi o de concertar ideias para que o espectáculo pudesse ser visto em Angola, pela família, pelos amigos e companheiros de arte.
Desta forma nasceu o projecto. Os seus objectivos são, entre outros, realizar acções de formação e espectáculos estética e artisticamente valorizados, que se transformem em espaços de prática pedagógica, de conhecimento, de criação de um novo teatro e de um novo público.
A equipa do projecto, que almeja “trilhar caminhos e perpetuar no difícil e milagroso teatro angolano” é integrada por José Teixeira (coordenador geral), Afonso Fernandes (coordenador técnico), Marcelina Ribeiro, (coordenadora financeira) e Rui Cláudio.
Carregue na fotografia para ver mais
#

Sem comentários:

Enviar um comentário